
O
CICLO
DE TUDO
um filme sobre a natureza, o nosso modo de vida
e a sujeira debaixo do tapete
O CICLO DE TUDO é um filme que mergulha nas raízes e consequências do problema do lixo no Brasil a partir de uma visão integrada das relações entre os seres humanos e o planeta.
O lixo é o ponto de partida — mas também é sintoma, rastro e metáfora de uma desconexão mais profunda: a ruptura entre os ciclos da natureza e os ciclos da vida humana, entre o tempo do planeta e a velocidade do consumo e do descarte.
A natureza não é apenas floresta ou paisagem. É a base invisível de tudo o que nos cerca: dos alimentos e das águas aos carros e celulares. Quando extraímos, produzimos e descartamos em excesso, sem dar tempo à regeneração, o solo, o ar e os corpos se sobrecarregam. O planeta se intoxica — e com ele, a vida.
A partir do dia-a-dia de pessoas, comunidades e cidades, o documentário revela um país marcado por contradições: de grandes capitais poluidoras a comunidades indígenas e ribeirinhas que, antes, viviam sem produzir lixo.
Em São Paulo, conhecemos catadores que transformam resíduo em renda; em Florianópolis, acompanhamos políticas públicas ousadas rumo ao lixo zero; em Carauari, no Amazonas, observamos dinâmicas sustentáveis baseadas em ciclos locais e ancestrais.
Cada território é um retrato, mas também uma pergunta: como lidamos com o que sobra do nosso consumo?
Conduzido pelo olhar curioso, atento e sensível do cinema direto, O CICLO DE TUDO se move pela experiência concreta de personagens reais e nos leva a refletir sobre perguntas urgentes: por que o Brasil ainda não superou seus lixões? Como a indústria pode assumir a sua responsabilidade? Quais caminhos ainda existem para retrabalhar a nossa relação com o planeta? É possível viver com menos?
Com um enfoque inédito, este documentário pretende abrir o olhar para o tema do lixo. Revelar a sujeira debaixo do tapete e imaginar utopias possíveis para cidades mais sustentáveis, relações mais humanas e um futuro mais equilibrado entre nós e o meio ambiente.
Documentário longa-metragem
90 min. (aprox.)



Direção e Concepção:
Mariana Rico
Bruno Rico
Roteiro:
Caio Ferraz
Arte:
Chico França
Produção:
RICO FILMES
Captação:
PROAC-ICMS
PROMAC
Lei Rouanet

Describe your image

Describe your image

Describe your image

Describe your image

.jpg)

.jpg)
